Educação Na Era Digital: Encare Essa Nova Realidade!
- Shirlaine Paduin
- 6 de dez. de 2017
- 4 min de leitura

A modernidade de hoje tem seu preço: nossos filhos vivem na era digital onde passam a maior parte do tempo. Como retomar o relacionamento direto e de forma pessoal com eles, sem a necessidade de "tomar" das mãos deles, o aparelho celular?
Simples: mude a estratégia!
Uma das queixas mais usuais feitas pelos pais hoje em dia é a de que seus filhos ficam conectados 24 horas por dia nas redes sociais, fato que tem gerado cada vez mais desentendimentos entre pais e filhos. De um lado, os pais com dificuldades para conversar; muitas vezes colocam regras, castigos ou até mesmo ameaçam retirar os celulares. Do outro lado, os filhos que não se abrem e nunca respondem às perguntas dos pais, totalmente desconectados de toda a família. Você pergunta como foi o dia dele e ele responde: "de boa", "suave" e "nada"...
Você cansou de tentar uma conversa mais íntima, de ser parte da vida, ser amiga, ser confidente? Sente-se excluída e é sempre a última a saber sobre as novidades ou pior, às vezes nem sabe? Na sua casa já virou rotina seu filho ou sua filha trancar-se no quarto e você morre de vontade de proibir o celular, porque ele fica conectado à mesa, na sala, no carro e não te olha mais nos olhos?
Pois bem! Isso ocorre porque seu filho tem mais facilidade de digitar do que falar e você precisa usar isso a seu favor. Imagine conseguir saber o que seu filho faz o dia todo, utilizando o próprio meio digital como solução? Veja bem: A ideia é você conectar-se com ele, sem parecer invasiva e sem gerar discussões.
Conheça agora algumas sugestões para se comunicar mais e melhor com seus filhos usando as próprias redes sociais como uma parceira!
Dica #1 - WhatsApp
Eu sei que eles ficam o dia todo conversando pelo aplicativo e nunca te mandam um simples coração. Então transforme o aplicativo no seu meio de comunicação! Pergunte se ele vai fazer algo no final de semana, como foi a escola... Quando a conversa se desenvolver, coloque algumas regras de modo que não pareça uma imposição.
Por exemplo: que ele te avise quando chegar e sair de casa, sem necessidade de ligações, apenas a mensagem. Ele vai preferir muito fazer isso. Será muito mais fácil para ele lidar com essa situação. Assim, os amigos não vão ver ele ligando para a mãe, você não vai indagar e será muito mais fácil saber onde ele está.
Dica #2 - Snapchat
Esse aplicativo saiu de moda, porém ainda é utilizado por alguns usuários: só por birra os adolescentes decidiram que vão ficar por lá. Adicione seu filho e acompanhe o que ele faz 24 horas por dia. Se você for uma mãe legal, adicione os amigos dele também.
Alerta: nunca "print" nada que ele postar, senão você será bloqueada! ("Print" é uma função que os celulares possuem onde você tira uma foto do que está sendo exibido na tela).
Comece a puxar assuntos relacionados com as coisas que ele postou, de preferência sem julgá-lo, como por exemplo: "Nossa que engraçado aquele snap!" Poste algo no seu perfil também, vai gerar piadas, com certeza, mas é melhor ser a mãe engraçada do que a excluída.
Dica #3 - Instagram
É o aplicativo da vez! Eles postam muito por lá. Curta todas as fotos e comente com "emojis", sem fazer com que passem vergonha. Quando você se envolve no perfil dele, a ferramenta do Instagram mostra suas postagens para ele também, então poste e veja se ele vai curtir ou até comentar.
Mas só poste fotos dele se ele permitir! Aqui cabe respeitar o espaço pessoal de cada um, portanto, sempre pergunte se ele se sentiu bem com a imagem. Sei que achamos que eles são lindos de todo jeito, mas não é bem assim... Perguntando sobre o que ele acha, a tendência é a confiança aumentar e a sua relação tornar-se maior.
Dica #4 - Facebook
Aposto que a maioria de vocês está no Facebook e adora postar por lá! Seus filhos idem, apesar de preferirem o Twitter para se expressar (em seguida falaremos sobre este aplicativo).
Postem o que quiserem no perfil de vocês, mas não marquem seus filhos em fotos que eles não queiram. Falamos sobre isso no tópico anterior e a regra é a mesma. Caso contrário, você poderá ser bloqueada da linha do tempo dele. Curtam à vontade os posts deles, mas vale a mesma regra do Instagram. Só para reforçar: não comente nada vergonhoso. Usem os posts deles para gerar conversas.
Quando estiver mais "ligada" no mundo dele, adicione os amigos dele, faça comentários buscando conhecê-los e criando um vínculo. Com o tempo, até eles estarão te marcando.
Dica #5 - Twitter
Um aplicativo controverso. É no Twitter onde postam TUDO o que pensam e até o que não devem. Se nunca olharam o Twitter dos seus filhos, procurem verificar, sabendo que poderão encontrar coisas terríveis como: vídeos, comentários maldosos, etc.
O grande problema é que Não adianta sair correndo e procurar. Eles NUNCA usam os próprios nomes!
O que fazer então? Crie uma conta e tente achá-lo com calma. Não comente nada que faça com que ele te bloqueie, veja os posts e comente sobre isso em algum lugar, sem indagações. Agora, caso você entenda que há algo perigoso, chame-o para uma conversa e entenda melhor que ele quis dizer.
Com essas dicas, chegou a hora de usar a rede social para se conectar com seu filho e acompanhar a vida dele de perto. Transforme-se em uma amiga e ele terá sempre com quem contar!
* Artigo publicado na Revista Mercado Nobre, Guarulhos/SP, em Novembro/2017.
Comments