top of page

Receita de Pais e Filhos

  • Shirlaine Paduin
  • 22 de jun. de 2017
  • 3 min de leitura

Realidade de Mãe | Relacionamento Pais e Filhos

Hoje em dia o maior problema em casa é a comunicação. Ou melhor, a falta dela. Escutamos diariamente reclamações de pais que não conseguem se comunicar com seu filho, e em contrapartida, os filhos reclamam que seus pais não querem ouví-los. Chegamos a um impasse que precisa ser resolvido antes que acarrete em problemas ainda maiores.

Quantas vezes você já ouviu alguém reclamar que é impossível conversar com um adolescente sem ele virar o olho ou "bufar"? Ou quando um jovem diz que os pais "não entendem nada"? Isso acontece porque não há diálogo. Normalmente os pais criam interrogatórios ao invés de diálogos. Isso provoca um grande distanciamento entre as duas partes. Com a melhor das intenções, toda conversa acaba virando "sermão" e o filho perde interesse em compartilhar ideias, sonhos e acontecimentos com os pais. Se isso está acontecendo entre você e seus filhos, é hora de parar e reverter essa situação!

Seguir os passos abaixo poderá melhorar (e muito!) a comunicação em casa:

Passo 1 - Saiba escutar

O diálogo com o seu filho começa quando você escuta o que ele tem a dizer. Os pais são mais experientes e com isso tentam sempre ensinar e passar tudo que experienciaram para os filhos, sem dar a chance do adolescente se expressar e dizer o que está sentindo. Entenda que, às vezes, eles querem apenas conversar e não aprender. Na tentativa de fugir dessa situação, os adolescentes quase sempre acabam tendo atitudes evasivas e até grosseiras porque não sabem lidar com o que para eles é um problema. Escutar o seu filho vai proporcionar a você a oportunidade de aprender sobre os assuntos que ele se sente à vontade para falar, vai gerar confiança e abrir caminho para que ele esteja pronto para aprender o que você tem a ensinar.

Passo 2 - Rede social também é comunicação

Se a dificuldade em conversar for muito grande e você já não sabe como chegar no seu filho, use as redes sociais como sua aliada. Ele está online o tempo todo e é natural para essa geração conversar por wpp, messenger, snapchat. Entre nessas redes e comece a conversar com ele por lá. Vá devagar e sem muita pressão por resposta. Certamente nas redes sociais os jovens se sentem muito mais à vontade para dialogar do que frente a frente. Mas atenção! Não seja indiscreta, não force a barra e não comente coisas vergonhosas nas fotos. Isso pode gerar um efeito contrário, de distanciamento, e deixar você fora da lista de amigos se ele resolver te dar um bloq (bloquear)!

Passo 3 - Pai e Mãe são amigos também

Deixe o julgamento de lado e comece a ver o seu filho como amigo. Ele não vai confiar em uma imagem de autoridade, mas vai confiar em um amigo. Lembre-se que amigos também aconselham, ajudam e são presentes. Não passam a mão na cabeça o tempo todo, mas estão lá se tudo der errado. Amigos compartilham do melhor ao pior e, com certeza, você quer ser a primeira pessoa que seu filho vai procurar quando precisar. (E é a pessoa que quer o melhor para ele também).

Acredite, muitas famílias sofrem o mesmo problema, então, você não está sozinha. Às vezes, uma ajuda profissional pode ser o melhor caminho para te ajudar a reconquistar a harmonia em sua casa e o Coach Familiar é especialista em fazer essa mediação e ajudar você a descobrir a melhor "receita" que funciona bem na realidade da sua família. Não deixe de pedir ajuda se necessário, e não se culpe por não conseguir sozinha.

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Busca No Site
Busca Por Palavra-Chave
Siga Shirlaine Paduin
  • @shirlainecoach
  • @shirlainepaduin
  • LinkedIn Shirlaine Paduin
  • YouTube Shirlaine Paduin
bottom of page